segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Encontro das Equipes Regionais PIP/CBC - Hotel Tauá




A Equipe PIP/CBC da SRE de Governador Valadares participou do 1º encontro de capacitação do Programa de Intervenção Pedagógica, realizado no período de 07 à 11 de novembro de 2011 coordenado pelo órgão central da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais.
O encontro foi realizado no Hotel Tauá, com a participação de todas as Equipes Regionais do PIP/CBC, Coordenadores Regionais do PIP/ATC e PIP/CBC, Direção da DIRE e da SRE,Coordenação do SIF-DIEF-SB.
Contamos com a presença da Secretária de Estado – Ana Lúcia Almeida Gazzola,Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica – Professora .Raquel Elizabete de Souza Santos, a Superintendente da Educação Infantil e Fundamental – Professora Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
Os objetivos do encontro foram:

• Conhecer as prioridades da política da Educação Mineira na Gestão 2011-2014 e as perspectivas da contribuição do Programa de Intervenção Pedagógica no âmbito destas prioridades no E.F.
• Avaliar os trabalhos desenvolvidos em 2011 e conhecer as perspectivas para 2012.
• Analisar as diretrizes do trabalho conjunto e as estratégias de ação da Equipe Regional do PIP/EF com vistas ao atendimento a todas as escolas de Ensino Fundamental, com foco no 3º, 5º, 6º e 9º anos.
• Consolidar conhecimento sobre o SIMAVE e discutir os resultados do PROEB como subsídios para o trabalho da Equipe do PIP.
• Ampliar conhecimentos sobre a concepção e a estrutura dos Conteúdos Básicos Comuns – CBC e sua implementação no currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
• Discutir questões pedagógicas relativas à avaliação da Aprendizagem, a Matriz Curricular e a Matriz de Referência do PROEB (9º ano) e a ênfase especial em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências no Ensino Fundamental.
• Desenvolver oficinas dos diferentes conteúdos curriculares tendo em vista a capacitação, em nível regional, dos Professores do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
• Estreitar os laços de companheirismo entre os integrantes das Equipes Regional e Central do PIP e Compartilhar conhecimentos e experiências.
A equipe avaliou o encontro como excelente. Pois voltaram ainda mais preparados e conscientes para continuar desenvolvendo o trabalho de Intervenção Pedagógica nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário